Vacinação

Profissionais

A vacinação consiste no primeiro e mais importante cuidado para cães e gatos filhotes. Cães filhotes até 45 dias de vida estão protegidos com anticorpos transferidos pela mãe durante a gestação e aleitamento. Após este período é necessário que o animal crie sua própria imunidade e isso se dá apenas com a vacinação, sendo assim o momento ideal para a primeira dose vacinal.

Para ser vacinado é imprescindível passar pela avaliação de um médico veterinário, que atestará se o animal não tem nenhuma doença em início ou outras alterações que contraindiquem a vacina.

Estando o animal em condições, e previamente vermifugado, o esquema vacinal geralmente utilizado é o seguinte:

Esquema vacinal

Cães

Gatos

A vacina múltipla canina, tanto V8 quanto a V10 conferem proteção contra cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa e leptospirose. Para gatos, a V3 (Vacina Tríplice) previne os gatos contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose, enquanto a V4 (Vacina Quádrupla), além de todos os antígenos contidos na V3, inclui, ainda, a proteção contra a Clamidiose. Para cães e gatos filhotes que passaram da época de ideal de vacinação, ou adultos que não se sabe sobre o estado vacinal, este cronograma será adaptado de acordo com a avaliação do veterinário.

Outras vacinas também podem ser realizadas nos animais de companhia, a fim de aumentar a proteção do animal a doenças. As principais para cães são a contra a traqueobronquite infecciosa ou “tosse dos canis”, Giardiase e contra Leishmaniose Visceral Canina.

Muito importante salientar que o animal só deve começar a frequentar as ruas depois de serem devidamente imunizados e que as vacinas devem ser realizadas exclusivamente por médico veterinário habilitado!

Esquema de vermifugação

Cães filhotes

Cadelas prenhas

Obs: Durante a formação do feto até os 45 dias, não é aconselhável administrar vermifugo para a cadela, pois pode atrapalhar na formação do feto.