Exames Laboratoriais

Hospital Veterinario

A realização de exames laboratoriais para auxílio diagnóstico, tanto para animais de companhia, quanto para animais de produção se torna cada vez mais importante. Eles podem detectar um estado patológico não identificado, pode definir, classificar ou confirmar possíveis patologias, eliminar causas e avaliar o estado patológico decorrente da progressão da doença ou terapêutica utilizada.

Os principais exames laboratoriais envolvem fluidos corpóreos como sangue, soro, plasma, urina, fezes e fluidos em geral. A prática já faz parte do dia a dia das clínicas e hospitais veterinários. Esses exames sempre são pedidos pelo médico veterinário após examinar o animal para ajudar a encontrar o diagnóstico ou mesmo o tratamento.

Assim como nas pessoas, para que os resultados dos exames laboratoriais em animais tenham precisão e confiabilidade, é necessário o cumprimento rigoroso de uma rotina antes de o material ser colhido, assim como o manuseio do material coletado. Qualquer variação nos procedimentos pode comprometer o seu resultado.

Colher o material quando o animal está descansado é fundamental. Se ele tiver feito alguma atividade física antes da coleta, algumas alterações no material podem ser apresentadas. O mesmo ocorre em situações de estresse, que é o caso do ambiente e da coleta das amostras, uma vez que o animal estará em um ambiente diferente ao que está acostumado, com pessoas diferentes e sons e odores estranhos a ele. Jejum de 8 a 10 horas também é imprescindível.